terça-feira, 1 de março de 2011

Fuxiqueira que só!


O fuxico corre solto na casa de Dona Mariquinha:
- Menina, teo* uma pra te contaaar! Uma bomba! Sabe fulano, que é filho de sicrano e casado com aquela fulaninha? Então, blá, blá ,blá..... 
- Vixe menina deixe de ser fuxiqueira*! Eu não gosto de fuxico não, viu? Você sabe que eu não gosto disso, maaaasss teo* que te falar! Aquela fulaninha, mulher dele, é mesmo assim, outro dia ela desceu a ladeira e blá blá blá...
A conversa estava cheia de veneno, essas duas fuxicano* sem parar! Aff, tô fora!
Vou te contar, o fuxico que eu gosto é outro! Os de tecidos e não esse aí. É arte, é artesanato dos bons, bem coloridinho! São pedaços de retalhos, cortados e costurados em forma de rodinhas, como uma "trouxinha". Esta técnica artesanal aproveita restos de tecidos para criar acessórios, objetos, customizar roupas, capas de almofadas, colchas e o que mais a sua criatividade mandar. Tanta coisa massa*! Tenho aqui em casa uma linda colcha feita pela minha avó Zefinha. Tem um colorido, um charme e uma jovialidade que dá gosto de ver. Já cobriu minha cama, a da minha filha e até o meu sofá!
Com criatividade e o fuxico certo, é possível fazer muita coisa linda acontecer. Diga não a fofoca e sim a arte!



_______________________________________
Traduzindo:
*Teo = tenho.
*Fuxico: fofoca ou técnica artesanal feita com tecido.
*Fuxiqueira = fofoqueira, quem faz fuxico.
*FuxicaNo = Fuxicando, fofocando.
*Massa = legal

Um comentário:

  1. que fofo! eu também tinha uma, que foi feita por tia Filhinha (irmã de vó Zefinha), prá Guto. não sei por onde anda.
    às vezes passo um tempo sem lembrar de olhar os blogs. gosto muito dos seus.
    beijim

    ResponderExcluir